Jupéro e a Restauração da Diocese

…Continuação

UM ADEPTO DE PESO

O semanário “O Mensageiro” passa a ser a nova tribuna da causa da Restauração do Bispado.

A notoriedade e espírito combativo de Jupéro chegou aos ouvidos do reitor do Santuário dos Milagres, padre Ferreira de Lacerda. Este novo adepto da causa da restauração decidiu fundar um jornal a que chamaria “O Mensageiro” como nova tribuna de uma campanha que, entre avanços e recuos, já levava 10 anos de existência.

O diretor e proprietário do novo semanário escreve assim no primeiro número, publicado em 7 de Outubro de 1914, referindo-se ao padre Júlio:

 “Não o conhecemos pessoalmente, mas a opinião dos que o conhecem não lhe pode ser mais favorável. A sua bela alma, o seu temperamento de lutador, o seu entusiasmo pelas causas que advogamos patenteia-se-nos nas suas cartas que conservamos com religioso amor porque das mesmas ressalta tanto incentivo, como de outras que recebemos, despeito e contradição.

Queríamos vê-lo à frente de “O Mensageiro”, (…) Não o conseguimos; razões ponderosas e a maior de todas e a que mais sentimos, a sua falta de saúde, não o deixaram ver realizadas as nossas aspirações, mas lá de longe a sua colaboração será sempre bem-vinda, (…).

Iniciador e alma do movimento iniciado há anos, conseguiu o que poucos conseguiram. Em todos os habitantes da antiga diocese renasceu o antigo desejo de ver restaurado o seu bispado; promoveu representações, colheu ofertas de fundos, reuniu comissões. Trabalhou… e trabalhou a valer. Não viu o seu trabalho coroado de êxito porque… ele o diz no seu artigo que honra as colunas deste jornal, mas nem por isso se lhe pode negar que ninguém com mais ardor batalhou por causa tão justa, tão santa e tão necessária. (…)

Que Jupéro receba os preitos de nossa gratidão por não enfileirar em certa casta que a necessidade nos obrigará a fustigar, e pelo contrário nos vem auxiliar nesta santa Cruzada.”

Continua…

 

O autor destes textos, João Amado Gabriel, é sobrinho bisneto do Padre Júlio Pereira Roque. É jornalista e exerce funções de repórter de imagem na TVI.

 

Esta entrada foi publicada em Alqueidão. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s