Jupéro e a Restauração da Diocese

…Continuação

UM PONTO DE SITUAÇÃO

Sem o conhecimento da patroa, a Condessa Clementina Libânio Pinto Leite, Jupéro colaborou desde o primeiro número com o semanário “O Mensageiro” a convite do padre Ferreira de Lacerda e logo no número inaugural faz o balanço da campanha que agora parecia ganhar novo folgo:

“Um Alvitre”. Foi há 10 anos! (…) O que foi essa memorável e gloriosa campanha está na memória e todos.

O grito patriótico ecoou em todo o distrito, e, dentro em breve, todas as classes tomavam a peito esta causa que veio significar que as energias vitais do mesmo distrito eram um valor com que se devia contar na justa reivindicação dum direito.

Não é sem emoção que recordo a vinda, a Lisboa, da grande comissão em que tomaram parte os representantes em cortes do círculo, os chefes políticos, os presidentes e delegados das várias associações leirienses, clero na quase totalidade, muitos e tudo quanto no distrito havia de distinto e nobre, elementos populares, todos unidos numa comunhão de sentimentos e aspirações que só esta grande Causa seria capaz de unir! (…)

Depois… veio o malogro dos nossos esforços! Ainda é cedo para narrar a causa verdadeira deste insucesso! Parce sepultis! (Perdoa aos mortos!) Um dia, porém, há de vir a público toda a história desta campanha patriótico-religiosa que, agora, Deus louvado, há de ser levada a bom termo. As peias civis, que eram inevitáveis no sistema concordatário, desapareceram. “

Na convulsão legal gerada pela lei republicana da separação de poderes, Jupéro vê uma forma, uma oportunidade jurídica, de levar por diante a sua missão de restaurar a diocese de Leiria.

Continua…

 

(O autor destes textos, João Amado Gabriel, é sobrinho bisneto do Padre Júlio Pereira Roque. É jornalista e exerce funções de repórter de imagem na TVI.)

 

Esta entrada foi publicada em Restauração da Diocese. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s