Jupéro e a Restauração da Diocese

…Continuação

A “FOTOGRAFIA” DO DIA DA RESTAURAÇÃO

Jupéro “vê” como será a entrada na Sé de Leiria do novo Bispo no dia da restauração da diocese.

Usando a tribuna oferecida pelo padre José Ferreira de Lacerda, Jupéro faz um apelo, a partir de Sintra, à união de todos os leirienses e ilustra vivamente a sua visão do dia festivo com a entrada do novo bispo na diocese restaurada:

“Resta que todos se unam nesta cruzada de santa reivindicação religiosa, dando um alto exemplo de civismo e amor às tradições locais que é mister fazer reviver, para que esta Pátria se não afunde no mar de ignominia em que maus portugueses a pretendem subverter, arrasando-lhe a Fé que nos fez grandes no passado e nos há de restituir dias gloriosos no futuro.

(…) Os trabalhos encetados, o entusiasmo que se nota em muitas vigararias, a atitude digna que sempre manteve nesta ocasião e a boa vontade do ilustre prelado de Lisboa e do governador de Coimbra que não iriam contrariar o manifesto desejo da Curia Romana, cujos sentimentos a este respeito são conhecidos, são indícios mais que suficientes de que, desta vez, ecoarão na majestosa Sé de Leiria, os acordes do Ecce Sacerdos no dia grande da solene entrada do sucessor de D. Manoel de Aguiar.

Antevejo já a cidade cheia de galas a prestar homenagens ao novo Antístite. Para esta almejada consecução estarei sempre fazendo reviver entusiasmos, de idade, mais juvenis, ao lado de quem empunha o estandarte desta patriótica campanha que enobrece e eleva porque é simultaneamente religiosa e patriótica. Avante!

Pela Religião e por Leiria!”

A visão de Jupéro concretizar-se-á 4 anos mais tarde, em janeiro de 1918, mas até lá, o militante intrépido da causa da restauração da Diocese ainda teria de suportar muitos dissabores…

Continua…

(O autor destes textos, João Amado Gabriel, é sobrinho bisneto do Padre Júlio Pereira Roque. É jornalista e exerce funções de repórter de imagem na TVI.)

 

Esta entrada foi publicada em Restauração da Diocese. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s