Festa de Nossa Senhora 2018

Comissão das Festas: Nascidos em 1978

Em 2018 nos dias 18, 19 e 20 de Agosto  celebrámos a Festa em Honra de Nossa Senhora do Rosário, este ano organizada pelos nascidos em 1978, com a colaboração do CEP, Junta de Freguesia e muitos voluntários que deram o seu apoio para a celebração da Festa  conforme manda a tradição.

A novidade deste ano foi o torneio de Nossa Senhora do Rosário que decorreu durante a semana e cuja final decorreu na tarde do Sábado da Festa. As equipas foram formadas de acordo com o ano de nascimento. Um torneio divertido que permitiu juntar os amigos em agradável convívio.

Os preparativos nas vésperas da Festa

Tempo de preparar morcelas, coscurões, frangos para assar, bebidas, e todas as coisas necessárias para o bom funcionamento da cozinha do restaurante, limpeza de espaços e decorações.

Os Bolos dos Andores

Os tradicionais bolos dos andores são feitos pelas pessoas de cada zona que se juntam para fazer do seu andor o mais bonito de todos.

Sábado da Festa

Arraial depois da Missa Vespertina

Domingo da Festa

O dia começa cedo com a chegada da Banda Filarmónica que faz a saudação a Nossa Senhora, a Rainha da Festa, depois segue para a sede da Junta para saudar o Presidente da Junta. Depois de um pequeno almoço oferecido pela Junta de Freguesia, a Banda inicia a recolha dos andores pelas diferentes zonas da freguesia. A procissão dos andores e ofertas chega ao adro pouco antes do inicio da Missa do meio-dia, acompanhada pela Banda. Este ano, a Banda Filarmónica dos Marrazes.

A Missa da Festa

Como é habitual a Missa da Festa tem a participação do Grupo Coral Calçada Romana.

A Procissão depois da Missa do Domingo

Dela fazem parte os andores de Nossa Senhora e São José, os andores de Bolos e Cavacas, as Ofertas, a Banda Filarmónica, os Sacerdotes que presidiram à Santa Missa, e muito povo.

Passagem de Testemunho

No Domingo à tarde, na hora da despedida da Banda Filarmónica, a comissão da festa, responsabilizou os nascidos em 1979 pela realização da Festa do próximo ano.

O Arraial de Domingo à noite

2ª Feira da Festa – Dia do Emigrante

Tradicionalmente a Segunda Feira da Festa é dedicada ao Emigrante, sendo a Missa das 15:00 celebrada pelas suas intenções. Na Missa e na procissão que se segue os emigrantes que estão de férias têm uma participação activa.

Este com a “Bandinha Camisas Negras”.

O Fogo de Artificio na Segunda Feira depois do Sorteio.

3ª Feira da Festa – Homenagem aos falecidos

Na terça feira depois da Festa, a seguir à missa das 8:00 da manhã, na tradicional Romagem ao Cemitério levamos as flores do andor de Nossa Senhora para colocar nas campas dos nossos antepassados, numa sentida homenagem a todos aqueles que aqui viverem antes de nós e que trabalharam para construir o Alqueidão que temos hoje.

As Exposições

Nos decorrer dos dias da Festa esteve aberta a exposição dos trabalhos das bordadeiras do Alqueidão, conforme é habitual.

Este ano esteve também aberta ao publico a exposição de miniaturas de burros, uma coleção da D. Adelaide Bomba que foi oferecida à Junta de Freguesia do Alqueidão da Serra.

Foi uma Grande Festa, que permitiu o encontro de pessoas que há muito tempo não se viam. Os agradecimentos vão para todos aqueles que trabalharam para que tudo isto fosse possível.

E no próximo ano, todos vamos apoiar os quarentões de 79…

Esta entrada foi publicada em Alqueidão. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s