Comissão das Festas: Nascidos em 1978
Em 2018 nos dias 18, 19 e 20 de Agosto celebrámos a Festa em Honra de Nossa Senhora do Rosário, este ano organizada pelos nascidos em 1978, com a colaboração do CEP, Junta de Freguesia e muitos voluntários que deram o seu apoio para a celebração da Festa conforme manda a tradição.
A novidade deste ano foi o torneio de Nossa Senhora do Rosário que decorreu durante a semana e cuja final decorreu na tarde do Sábado da Festa. As equipas foram formadas de acordo com o ano de nascimento. Um torneio divertido que permitiu juntar os amigos em agradável convívio.
Os preparativos nas vésperas da Festa
Tempo de preparar morcelas, coscurões, frangos para assar, bebidas, e todas as coisas necessárias para o bom funcionamento da cozinha do restaurante, limpeza de espaços e decorações.
Os Bolos dos Andores
Os tradicionais bolos dos andores são feitos pelas pessoas de cada zona que se juntam para fazer do seu andor o mais bonito de todos.
Sábado da Festa
Arraial depois da Missa Vespertina
Domingo da Festa
O dia começa cedo com a chegada da Banda Filarmónica que faz a saudação a Nossa Senhora, a Rainha da Festa, depois segue para a sede da Junta para saudar o Presidente da Junta. Depois de um pequeno almoço oferecido pela Junta de Freguesia, a Banda inicia a recolha dos andores pelas diferentes zonas da freguesia. A procissão dos andores e ofertas chega ao adro pouco antes do inicio da Missa do meio-dia, acompanhada pela Banda. Este ano, a Banda Filarmónica dos Marrazes.
A Missa da Festa
Como é habitual a Missa da Festa tem a participação do Grupo Coral Calçada Romana.
A Procissão depois da Missa do Domingo
Dela fazem parte os andores de Nossa Senhora e São José, os andores de Bolos e Cavacas, as Ofertas, a Banda Filarmónica, os Sacerdotes que presidiram à Santa Missa, e muito povo.
Passagem de Testemunho
No Domingo à tarde, na hora da despedida da Banda Filarmónica, a comissão da festa, responsabilizou os nascidos em 1979 pela realização da Festa do próximo ano.
O Arraial de Domingo à noite
2ª Feira da Festa – Dia do Emigrante
Tradicionalmente a Segunda Feira da Festa é dedicada ao Emigrante, sendo a Missa das 15:00 celebrada pelas suas intenções. Na Missa e na procissão que se segue os emigrantes que estão de férias têm uma participação activa.
Este com a “Bandinha Camisas Negras”.
O Fogo de Artificio na Segunda Feira depois do Sorteio.
3ª Feira da Festa – Homenagem aos falecidos
Na terça feira depois da Festa, a seguir à missa das 8:00 da manhã, na tradicional Romagem ao Cemitério levamos as flores do andor de Nossa Senhora para colocar nas campas dos nossos antepassados, numa sentida homenagem a todos aqueles que aqui viverem antes de nós e que trabalharam para construir o Alqueidão que temos hoje.
As Exposições
Nos decorrer dos dias da Festa esteve aberta a exposição dos trabalhos das bordadeiras do Alqueidão, conforme é habitual.
Este ano esteve também aberta ao publico a exposição de miniaturas de burros, uma coleção da D. Adelaide Bomba que foi oferecida à Junta de Freguesia do Alqueidão da Serra.
Foi uma Grande Festa, que permitiu o encontro de pessoas que há muito tempo não se viam. Os agradecimentos vão para todos aqueles que trabalharam para que tudo isto fosse possível.
E no próximo ano, todos vamos apoiar os quarentões de 79…