A Costureirinha

Não é difícil encontrar na nossa terra pessoas, já com alguma idade,  que ainda se lembram de ouvir a costureirinha.

O que é que elas ouviam?

Dizem que se ouvia distintamente o som de uma máquina de costura, das antigas, aquelas de pedal, o cortar da linha e até o som de uma tesoura a ser pousada em cima da máquina, ou seja, sons de um trabalho de costura.

O som da máquina de costura a trabalhar podia ouvir-se nas casas, em qualquer divisão. Ouvia-se perfeitamente o barulho que fazia a costureirinha a trabalhar.

Mas quem era ela?

Diz-se por aí que se tratava de uma costureira que, em vida, costumava trabalhar ao domingo, não respeitando o Dia do Senhor. Foi condenada a costurar para sempre.

Crenças de um povo com grandes tradições religiosas que temia o castigo de Deus quando não se respeitavam as coisas sagradas.

A costureirinha era, portanto, uma alma penada a expiar os seus pecados. Ninguém se assustava quando a ouvia, ela estava só a cumprir a sua pena. Trabalhava sem parar.

Agora já não se ouve a costureirinha em casa nenhuma, em lado nenhum!… Será que terminou o seu castigo e descansa agora em paz?

Ou será que foi a luz eléctrica e os serões passados em frente à televisão, que a afastaram para sempre? Ou as novas construções que acabaram de vez com os bichos que roíam a madeira?

 

 

Esta entrada foi publicada em Lendas da Nossa Terra. ligação permanente.

Uma resposta a A Costureirinha

  1. José Conteiro diz:

    Origem no Baixo Alentejo- Cuba. José Saramago fala no assunto em “Pequenas Memórias”. Também a cheguei a ouvir, ou assim me pareceu, quando era criança. Penso que a ciência tem uma explicação para isso quando fala de acufenos.

    Gostar

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s