Em cada ano, no final do mês de Outubro e durante o mês de Novembro, as oliveiras estão carregadas de azeitona, que as pessoas apanham, e levam para o lagar para fazer o azeite.
Antigamente juntavam-se grandes grupos de pessoas para ir apanhar azeitona. Colocavam a azeitona em sacos e traziam-na para casa em cima dos burros. Depois estendiam os grandes panos de serapilheira num sitio onde fizesse vento. Colocavam a azeitona junto com as folhas em cima dos panos, e com uma pá, atiravam tudo ao ar, contra o vento.
O vento é que separava as folhas. Depois colocavam a azeitona limpa dentro de sacos e uma parte ia para o lagar para fazer o azeite, que depois era colocado em talhas e usado durante todo o ano, e a outra parte era guardada para retalhar.
Para retalhar a azeitona, davam-se 2 ou 3 golpes com uma faca em cada azeitona. Depois de todas as azeitonas retalhadas, colocavam-se em bacias largas com água da chuva, (porque as azeitonas são incompatíveis com água tratada), e sal, e deixavam-se ficar as bacias na rua, a apanhar chuva, de forma que as bacias bordavam e a água estava sempre a ser renovada.
A cor da Azeitona varia do verde aos tons acinzentados, dourado, castanho-claro, roxo ou preto.
Cerca de 25% da sua composição é azeite. Não contém colesterol. Apesar de benéfica, a azeitona contém gordura o que a torna muito calórica. Os nutricionistas recomendam consumir o fruto moderadamente como aperitivo ou acrescentá-lo a pratos com carne, massas, saladas, etc.
O azeite é um produto alimentar produzido a partir da azeitona. A região mediterrânea é responsável por 95% da produção mundial de azeite, favorecida pelas suas condições climáticas propícias ao cultivo das oliveiras.
O Azeite e a Saúde
- Ajuda a prevenir a arteriosclerose e seus riscos;
- Melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas;
- Digere-se com maior facilidade do que qualquer outra gordura comestível, não tem colesterol e proporciona a mesma caloria dos outros óleos;
- Acelera as funções metabólicas;
- Produz efeito protector e tónico da epiderme;
- Estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e a mineralização.
O azeite de oliveira é o mais adequado para ser consumido tanto ao natural como em frituras. Em virtude de sua composição, o azeite de oliveira mantém suas propriedades, mesmo nas temperaturas mais elevadas. Uma fritura feita em azeite de oliveira, na temperatura adequada, protege o alimento mantendo suas propriedades e incorporando seus elementos positivos.
O Azeite e a Pele
Há cinco mil anos, as mulheres egípcias descobriram os efeitos benéficos do azeite de oliveira para sua pele. Criaram o primeiro sabonete, misturando azeite, essências e cinzas.
Os gregos o utilizavam para massagens, confiando no seu poder para aumentar a beleza e a virilidade. Foi comprovado que o azeite de oliveira é uma forma natural de manter a beleza da pele, das unhas e dos cabelos.
O Azeite e a Alimentação
Utilizado em cru (como tempero), em cozinhados (como ingrediente), bem quente (como meio de cozedura) ou a frio (como agente conservador de enchidos, azeitonas, alguns legumes e queijos), o azeite marca presença na cozinha, não conhecendo limites nos doces e salgados.
A dieta mediterrânica é um dos padrões alimentares mais saudáveis do mundo, na qual abundam alimentos de origem vegetal (cereais, legumes e frutos), a carne é comida moderadamente, preferindo-se o peixe e ovos, o azeite é utilizado regularmente e o queijo e iogurtes são consumidos diariamente. É também frequente o consumo de quantidades moderadas de vinho tinto às refeições. Em associação com todos estes alimentos, o azeite proporciona todos os nutrientes necessários à preservação da saúde. Vários estudos provam que o azeite é um elemento fundamental da “dieta mediterrânica”.
Podem-se juntar diferentes aromatizantes (alho, cebola, nós moscada, tomilho, louro…) e desta forma ter à mão azeites dos mais diversos sabores e dietéticos.
O azeite de oliveira possui vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante, o que ajuda a retardar o envelhecimento da pele.
O Azeite e a Cosmética
Por todas as suas propriedades, ele se revelou como uma estrela da cosmética.
As suas aplicações na área da estética e beleza são inumeráveis: funciona como anti-rugas, hidratante e suavizante para peles secas; é purificador, calmante, e serve para amolecer as impurezas da pele e tornar mais fácil a remoção; melhora a elasticidade da pele, dá brilho aos cabelos e é perfeito para banhos relaxantes e massagens.
Beleza natural com azeite:
Massaje o couro cabeludo e o cabelo com azeite, deixando estar cinco minutos antes de lavar com champô. Isto irá nutrir o cabelo, mantê-lo liso e dar-lhe um brilho saudável.
Use-o na pele, esfregando suavemente especialmente nas áreas com pele seca ou rachada, beneficiando assim dos efeitos hidratantes do azeite.
Massagem Facial
Misture 2 colheres de azeite, uma colher de sopa de açúcar e uma gema de ovo. Esfregue no rosto suavemente e depois lave. Seque com uma toalha de algodão limpa.
Esfoliação corporal antes do banho
Misture duas colheres de sopa de azeite, com 2 colheres de sopa de sal marinho. Esfregue na pele antes do duche ou banho de imersão. È um excelente esfoliante, económico e eficaz.
Alguns conselhos para a utilização do Azeite
Em cru
Como condimento de saladas, peixes ou legumes cozidos, ou molhos, como por exemplo a maionese. Usa-se também nas sopas acabadas de cozer.
Para fazer um bom tempero para saladas, dissolva o sal em um pouco de água quente e acrescente vinagre ou sumo de limão e depois uma quantidade igual de azeite.
Em guisados e estufados
Carne Guisada com Espirais
Ingredientes:
600 gr carne de vaca para guisar; 2 tomates maduros; 1 cebola média; salsa fresca; 1 tira de pimento vermelho; flor de sal; 1 lt caldo de carne; 250 gr massa espiral; azeite
Para a salada:
Alface; cenoura; banana: cebola qb; ananás natural; sal, azeite e vinagre.
Confecção:
Na panela de pressão (para apressar a cozedura da carne) coloque um fio de azeite. Junte a cebola, os tomates e o pimento cortado finamente e refogue em lume brando para a cebola amolecer.
Incorpore a carne, deixe-a ganhar cor uns minutos e de seguida incorpore o caldo de carne confeccionado com um cubo, tempere de sal, junte a salsa picada e tape a panela deixando cozinhar até a carne estar tenra.
Quando a carne já estiver cozida, acrescente mais caldo se necessário e introduza a massa até esta cozer.
Faça a salada. Lave e arranje a alface e disponha-a numa saladeira. Corte a banana em rodelas e o ananás em pedaços e junte à alface.
Descasque e rale a cenoura e introduza-a na salada também. Tempere de sal e regue com um fio de azeite e umas gotas de vinagre.
Acompanhe a carne guisada com a massa e a salada.
Em assados
As temperaturas para assar, especialmente carnes, são inevitavelmente altas. Dada a sua estabilidade, o azeite é a gordura mais indicada para todo o tipo de assados.
Tomates Assados com Oregaos e Azeite
Ingredientes
1 cacho de tomates maduros; 1 c.s. orégãos; 3 c.s. azeite
Faz-se um corte em cruz na base dos tomates, põem-se num pirex, polvilham-se com os orégãos e rega-se com o azeite. Leva-se ao forno uns 20 minutos. Servem-se com o que se quiser!!!
Em grelhados
Na brasa, o azeite ajuda a cozinhar, protegendo o alimento perfumado de ervas, para que este à mistura com a própria gordura do alimento, lhe empreste um sabor e aroma irresistíveis.
Chocos Grelhados
Ingredientes:
Choquinhos Limpos para Grelhar;| Sal;| Alho em Pó;| Azeite;| Cebola;| Alhos;| Salsa; Alface;| Tomate;| Cebola| Broa de Milho;| Azeite;| Vinagre;| Orégãos| Sal
Preparação:
Temperar os choquinhos com sal e alho em pó e grelhar. Depois de grelhados cortar aos pedaços e temperar generosamente com cebola picada, alho picado, azeite e salsa. A gosto pode polvilhar com pimenta.
A salada é bem simples de fazer. Basta lavar e escolher as folhas de alface. Adicionar tomate cortado aos pedaços, cebola lâminada e broa de milho cortada aos pedaços pequenos. Tempera-se com sal, orégãos, azeite e vinagre e acompanha os choquinhos.
Em fritos
O azeite é a única gordura que não regista modificações substanciais da sua estrutura quando submetido a uma temperatura de 200º C. Por isso, ele é particularmente recomendado para frituras.
Temperaturas para fritar:
Quando aquecido, o azeite é a gordura mais estável, o que significa que ele se mantem em óptimas condições a altas temperaturas para fritar. O seu máximo ponto de aquecimento (210 º C) é bem acima da temperatura ideal para fritar alimentos (180 º C). A capacidade de digestão do azeite não é afectada quando é aquecido, mesmo quando é reutilizado várias vezes para fritar.
Em massas
As massas alimentícias (esparguete, por exemplo) ficam mais suaves e soltas se juntar um pouco de azeite à água de cozedura.