Couves

Couves são plantas originárias da costa ocidental europeia. São ricas em vitamina C, A e K, cálcio e fibras. São muito utilizadas como verdura na cozinha, para sopas e acompanhamentos, e por isso é muito cultivada nas nossas hortas e quintais.

Existem muitas variedades de couves:  Repolho, Lombarda, Couve galega, Couve crespa Couve de Bruxelas, Couve-flor, Couve-nabiça, Penca,Tronchuda, etc.

Algumas aplicações terapêuticas das Couves

Tratamento de úlceras de estômago: Obtem-se o suco centrifugando a couve crua e toma-se quatro ou cinco vezes diariamente.

Aos doentes do estômago e do intestino devem dar-se naturalmente só as mais finas espécies de couve, tais como couve-nabiça e couve-flor.

Aos doentes com prisão de ventre crónica se devem dar as espécies mais fortes, excitantes das paredes intestinais, como couve galega e couve de Bruxelas, com as quais se sentirão aliviados.

0 suco de couve crua é especialmente eficaz como remédio contra as lombrigas, nomeadamente nas parasitoses intestinais infantis. Não só é barato como também, e ao contrário dos específicos vermífugos freqüentemente tóxicos, é absolutamente inofensivo.

As Couves na culinária

Feijões com Couves

Colocar na panela: água, azeite e cebola picada, juntar o feijão seco e deixar cozer. Quando o feijão estiver quase cozido, juntar as couves cortadas. Juntar o sal e terminar a cozedura. Serve-se enxuto com miolos de broa e azeite.

Papas de Sarrabulho

Quando existem restos de feijões com couves fazem-se as papas de sarrabulho: Ao resto de feijões com couves junta-se farinha de trigo e leva-se ao lume até ficar uma papa.

Esta entrada foi publicada em Hortas e Quintais. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s