O nome científico das ervilhas é Pisum Sativum. É uma planta anual cujas variedades mais conhecidas são: a ervilha torta e a ervilha de debulhar. No caso da ervilha torta é consumida a vagem e o grão, enquanto que a ervilha de debulhar se consome só o grão.
A Ervilha na culinária
A ervilha em grão, depois de retirada a vagem, pode ser utilizada em sopas e purés, pode ser cozida e usada como acompanhamento de carne ou peixe, integrando pratos como “Jardineira” ou Arroz de Ervilhas, ou pode ser utilizada como prato principal, por exemplo Ervilhas Guisadas com Ovos Escalfados.
Os Benefícios das Ervilhas para a saúde
As ervilhas fornecem nutrientes que são importantes para a manutenção da saúde óssea. São uma boa fonte da vitamina K e também são ricas em ácido fólico e vitamina B6.
A quantidade de vitamina K existente nas ervilhas é fundamental para a saúde do sangue do organismo e sua capacidade de coagulação.
O ácido fólico e a vitamina B6 existentes nas ervilhas são também favoráveis à saúde cardiovascular.
As ervilhas são ainda uma boa fonte da vitamina B1 e B6, riboflavina, vitamina B2 e niacina, e vitamina B3 que são nutrientes necessários para a produação de carboidratos, proteínas e metabolismo lipídico.
As ervilhas são também uma boa fonte de ferro, um mineral necessário para a formação normal de células sanguíneas. A deficiência de ferro resulta em anemia, fadiga, diminuição da função imunológica e problemas de aprendizagem.
Além disso, as ervilhas são uma boa fonte da vitamina C.
A vitamina C protege estruturas celulares como o ADN de danos, ajudando o corpo a lidar com a poluição ambiental e os produtos químicos tóxicos, melhorando a função imunitária e inibindo a formação de compostos cancerígenos no corpo.