Nossa Senhora do Carmo

Numa aldeia onde existe tradicionalmente uma grande devoção a Nossa Senhora que nos foi transmitida pelos nossos antepassados, não passa despercebido o dia 16 de Julho. É dia da Senhora do Carmo.

Uma visão do frade carmelita Simão Stock mostrava a Virgem Maria cercada de anjos, segurando nas mãos o escapulário da ordem e dizendo:

“Recebe, meu filho, este Escapulário da tua Ordem, como sinal distintivo da minha confraria e selo do privilégio que obtive para ti e para todos os Carmelitas. O que com ele morrer, não padecerá o fogo eterno. Este é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos e prenda de paz e de aliança eternas”.

Vem daí a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo.

José Mirante Carreira Frazão, enquanto pároco da freguesia do Alqueidão da Serra, nas cerimónias do dia 16 de Julho, fez a imposição do escapulário do Carmo a centenas de pessoas desta terra.

O que é o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo?

 – É um símbolo, um hábito, um compromisso.

Na vida cristã existem muitos símbolos. Jesus utilizou o pão, o vinho, a água, para nos fazer compreender realidades que não vemos.

Na celebração da Eucaristia e nos sacramentos como o batismo, confirmação, reconciliação, matrimónio, ordem sacerdotal, os símbolos tais como a água, óleo, imposição das mãos, alianças, etc, exprimem o seu significado e levam-nos a uma comunicação com Deus, presente através deles.

O Escapulário do Carmo é um desses símbolos.

Representa o compromisso de seguir Jesus como Maria, abertos a Deus e à sua vontade.

O Escapulário só pode ser utilizado depois da cerimónia de imposição, realizada pelo Sacerdote e não deve jamais ser deixando de utilizar. Quando uma pessoa recebe este escapulário recebe uma “veste” como os frades da Igreja Católica.

Escapulário do Carmo

Foi com a expulsão dos carmelitas de Israel que a devoção a Nossa Senhora do Carmo começou a  espalhar-se por toda a Europa. Foram construídas várias igrejas, capelas e até catedrais dedicadas à Senhora do Carmo.

Esta entrada foi publicada em Costumes e Tradições. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s