O Alqueidão na Televisão

Em 1995, a 28 de Maio, dia Mundial das Comunicações Sociais, o Alqueidão teve o privilégio de receber a televisão para a transmissão da Missa do Crisma.

A televisão mostrou aquilo que somos: “um povo honesto, trabalhador, crente”, como disse o Bispo D.Serafim.

Para que aquela hora e meia de televisão pudesse chegar a casa de todos os portugueses, muito trabalho foi feito, desde a construção cuidada do cenário pelos homens da Comissão da Igreja, até à ligação direta a Lisboa donde saía a emissão.

D. Serafim apresentou o Alqueidão

O Bispo D.Serafim, gastou cerca de cinco minutos da sua homilia, para dar a conhecer o Alqueidão aos cerca de 500 mil portugueses que nesse domingo assistiram à transmissão direta da TVI a partir da nossa terra.

Daqui emigraram muitos trabalhadores, do Alqueidão para França, Canadá, Luxemburgo ou Alemanha. Aqui vive um povo honrado, trabalhador, crente. De boa raíz cristã. É este povo que quis acolher a TVI e dizer a todo o país que aqui se reza, aqui se pratica a fraternidade”.

Antes D.Serafim fez questão de informar os telespectadores de que a palavra Alqueidão é comum, é corrente em mais de duas dezenas de lugares em Portugal, e até mesmo no Norte de África. Significa passagem, tufo calcário, a terra do alcaide. E fez uma breve resenha histórica das raízes desta terra:

Aqui passaram os dinossauros. Depois, os romanos aqui estiveram. Há palavras como Alqueidão e Asseguia que denunciam a presença árabe. Por aqui passaram os exércitos portugueses comandados por D.Nuno a quem ofereceram um terço com pequeninas contas de osso, e, segundo a lenda, foi esse terço que deu força a D. Nuno Álvares Pereira para vencer a batalha. Por aqui passaram também os franceses.”

Depois de fazer uma breve referencia à atividade da exploração da pedra, verdadeira imagem de marca do Alqueidão, D.Serafim finalizou a apresentação da nossa terra testemunhando a amizade e o carinho com que sempre foi recebido, nas frequentes visitas que nos fez.

Este ano de 2015 em que se comemoram os 400 anos da criação da nossa freguesia, não haverá o Crisma, por decisão do padre Manuel Pedro, no entanto está previsto que, lá para o final de Agosto, o Alqueidão tenha de novo o privilégio de ver uma das suas missas dominicais ser transmitida em direto pela TVI.

Esta entrada foi publicada em Vida Social com as etiquetas , , . ligação permanente.

Uma resposta a O Alqueidão na Televisão

  1. Sei de fonte segura que
    A TVI vai voltar ao Alqueidão no ultimo domingo de agosto para a transmissão da missa no âmbito das comemorações dos 400 anos da nossa paróquia/freguesia.

    Gostar

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s