O Carnaval tal como o conhecemos hoje tem a duração de três dias, começando no Domingo Gordo e terminando terça-feira de Carnaval. A quarta-feira seguinte é Quarta-feira de Cinzas, dia que marca o inicio da Quaresma.
O Carnaval começou a ser festejado por volta do ano 520 a.C.. As pessoas reuniam-se com a intenção de se divertirem, e celebrar a chegada da primavera.
Em 1545, depois do concílio de Trento, mudou-se o calendário de Juliano para Gregoriano e o Carnaval passou a ser para os cristãos o tempo de antecede um período de privações, jejum e sacrifício que é a Quaresma.
Tempo de Carnaval
“No Entrudo come-se tudo”.
Come-se tudo… menos peixe, porque se avizinha um tempo de abstinência e jejum, nestes dias de Carnaval a tradição manda festejar com Cozido à Portuguesa, Feijoada, etc.
Antigamente existia no Alqueidão o costume de fazer, no Domingo Gordo, um grande piquenique no campo, que durava o dia todo, e lá se cozinhavam grandes panelas de Cozido à portuguesa para o almoço. Chamava-se este dia o “Domingo das Cozinhas”, e o local do piquenique era a “Cabeça”, perto do Moinho, num sitio que se chamava “Penas da Cozinha”.
Nos dias que correm muitas pessoas mascaram-se com fatos de Carnaval alusivos a uma determinada categoria profissional, personagem de cinema, desenhos animados, etc., e participam nos desfiles e bailes de Carnaval.
As crianças também vestem os seus fatinhos coloridos e vão pelas ruas em desfiles organizados pelas escolas.
Os idosos do Centro de Dia também costumam festejar o Carnaval junto com os idosos de todas as outras instituições do Concelho de Porto de Mós. Este ano de 2017 a festa foi no salão da Casa do Povo de Alqueidão da Serra.
O Bailarico foi animado por Zé Café e Guida.
Divirta-se, enquanto estamos em ritmo de Carnaval!…