A Patuscada de Tordos

Perto da estrada que liga o Alqueidão às Covas Altas, encontramos a Lagoa do Chão Nogueira.

Perto desta lagoa ficava um terreno onde antigamente a malta se juntava para jogar futebol. Os jogos realizavam-se entre a equipa do Alqueidão, e as equipas dos lugares vizinhos (Bouceiros, São Mamede, Demó, etc.).

Para ver o futebol as pessoas, que se deslocavam a pé, ou de burro, vinham dos diversos lugares da freguesia e faziam grandes piqueniques junto à lagoa. Assistiam aos jogos de futebol no terreno preparado para esse fim, a que chamavam “Estádio São Gabriel”, e por lá passavam as tardes de Domingo.

Mais tarde a malta juntou-se para fazer o Campo da Chã, e o terreno no Chão Nogueira não era mais preciso para a prática do desporto, por isso ele foi afundado e é actualmente um ponto de água para combate aos incêndios.

Fevereiro de 2020

Quando se fala na lagoa do Chão Nogueira sempre nos vem à lembrança  a patuscada de tordos.

Nas proximidades da lagoa existia um palheiro, que era do Correia da Marta. Os rapazes resolveram ir até lá fazer uma patuscada de tordos. Levaram um burro para transportar o tacho e tudo o que era necessário para fazer o guisado.

Chegando lá, foram para junto da lagoa apanhar tordos, depenaram-nos, arranjaram-os e fizeram o guisado. Na altura o Chico da Laura Sarrana namorava uma rapariga dos Bouceiros.

Depois da patuscada decidiram ir até aos Bouceiros.

Eram bonitas as raparigas da Serra, e os nossos rapazes ficaram lá à conversa com elas, e um deles ia tirando umas fotografias para memória futura.

E eis que chegaram uns homens dos Bouceiros, e um deles disse: tu vai mas é… tirar fotografias lá para a tua terra”E foi aqui que o caldo se entornou.

Aquilo foi muros e pontapés por todo o lado, já voavam garrafões e sapatos, e a coisa estava a ficar mesmo feia. Se não fossem dois rapazes das Covas Altas, que eram amigos dos do Alqueidão, lá salvá-los, aquilo ainda acabava mal. Voltaram para casa todos partidos, e no caminho o Almanaque cantava assim:

Fomos todos satisfeitos
os tordos apanhar
e depois da patuscada
foi porrada até fartar.

 

Esta entrada foi publicada em Convivios. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s