Padre Henrique Antunes Fernandes

O Padre Henrique nasceu no Olival. Chegou ao Alqueidão para substituir o Padre Joaquim Vieira da Rosa, e tomou posse em 23 de Agosto de 1936. 

A Freguesia deve-lhe a reparação da estrada para o Celeiro, além de muita e constante dedicação. Durante o tempo que foi prior do Alqueidão, exerceu o cargo de Vigário da Vara e, durante algum tempo, o de pároco de S. João. Foi ainda professor no Seminário de Leiria, onde a sua passagem ficou brilhantemente assinalada.

O Cruzeiro foi mandado construir pelo Padre Henrique, que se empenhou numa subscrição publica para a construção deste monumento, custou nesse tempo, colocado onde está , 1.380$00 (mil trezentos e oitenta escudos).

Foram muitos os melhoramentos que fez na nossa freguesia, para além de acompanhar as pessoas, orientando-as  no seu desenvolvimento espiritual.

Fundou a associação da Pia União das Filhas de Maria, com um grupo inicial de 28 associadas, no dia 16 de Maio de 1937. Acompanhou e dirigiu o grupo de crianças da Cruzada Eucarística que já existia no Alqueidão .

Padre Henrique e Cruzada Eucaristica1938

Alertado pela Liga dos Homens da Acção Católica, para a situação difícil em que   se encontravam algumas famílias do Alqueidão, o Padre Henrique decidiu fundar a Conferência de São Vicente de Paulo na nossa Freguesia. Era dia 2 de Fevereiro de 1937.

O padre Henrique costumava acompanhar a  oração do terço na Igreja Paroquial, tocando o orgão de tubos que tinha sido oferecido pelo padre Joaquim Vieira da Rosa.

orgão1

Esteve ao serviço da paróquia do Alqueidão da Serra com muita dedicação até ser nomeado pároco de Vila Nova de Ourém. O último assento que lavrou, um baptizado, foi a 15 de Novembro de 1950.

Esta entrada foi publicada em Biografias. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s