Corrida São Silvestre

Vai realizar-se no dia 9 de dezembro de 2017, pelas 17h00 horas, a 2ª Corrida São Silvestre. A Corrida tem uma distância de 10 km, volta única, com partida no Pavilhão Polidesportivo do Campo da Chã.

Esta corrida, organizada pela Junta de Freguesia de Alqueidão da Serra, realizou-se pela primeira vez nesta freguesia em 2016 e foi bastante participada, tendo a cerimónia de entrega de prémios ocorrido no Mercado de Natal.

História da Corrida São Silvestre

Foi no Brasil em 1925 que a corrida São Silvestre começou. Recebeu este nome porque se realizou em 31 de Dezembro, dia de São Silvestre.

A prova, desde a sua criação até 1944, era disputada de noite e apenas por corredores brasileiros. Só começou a ser uma corrida mista em 1975, ano em que iniciou a participação oficial das mulheres.

Nos anos 50, a prova já tinha chegado à Europa e à América Latina. A Portugal, esta tradição chegou na década de 70, com a corrida na Amadora.

Começou depois a realizar-se nas principais cidades portuguesas, e em 2016 chegou ao Alqueidão da Serra por iniciativa da Junta de Freguesia liderada pela Lista Independente JFAS.

A corrida Internacional de São Silvestre realiza-se actualmente em várias localidades do país, sendo que algumas regras foram postas de parte: enquanto antes a prova acontecia sempre no último dia do ano e à noite — de forma a que a meta fosse cortada, precisamente, na altura das doze badaladas — agora ela acontece entre meados de dezembro e o início de janeiro, com diferentes horários, dependendo do local.

 

 

Esta entrada foi publicada em Costumes e Tradições. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s