Nascidos em 1978

A tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário no Alqueidão da Serra é anual, e a sua organização está a cargo dos que completam 40 anos de vida no ano de realização da Festa. Em 2018 os felizes contemplados são os nascidos em 1978, grupo que começou  a trabalhar logo no inicio do ano, tomando várias iniciativas no sentido de preparar tudo o que é necessário para a realização da grande Festa de Agosto na nossa terra.

Nasceram 4 anos depois da Revolução de Abril, naqueles anos em que ainda se sentia a euforia de viver em liberdade.

Foram os primeiros a frequentar a pré-primaria no Alqueidão da Serra. Nos primeiros dois anos de escola primária tiveram como professora a Srª D. Conceição Amado.

Conheceram o mundo sem internet, brincaram na rua e jogaram jogos tradicionais. Até já existia televisão, mas quase nem era preciso, porque o tempo era todo pouco para estar com os amigos. Ninguém se preocupava por não saber onde os miudos andavam, desde que aparecessem em casa para jantar.

Aconteceu em 1978…

Na política

Em 20 de Julho de 1978 foi preso um nosso conterrâneo que pertencia ao Partido Revolucionário do Proletariado (PRP). Este partido desenvolveu actividade clandestina através das suas Brigadas Revolucionárias, que estiveram envolvidas em actividades de “recuperação de fundos” (através de assaltos a bancos e repartições da fazenda pública) e colocação de engenhos explosivos.

Em 22 de Novembro, tomou posse o 4º Governo Constitucional, de iniciativa presidencial, chefiado por Mota Pinto. Era o quarto governo no ano português de 1978. Foi o ano da primeira vinda do FMI.

No Desporto

Nas épocas de 1978/1979 a 1986/1987 o CCR participou no Campeonato Distrital da 2ª Divisão da Associação de Futebol de Leiria, vencendo o troféu disciplina nas três primeiras épocas.

Na Comunicação Social

Na nossa aldeia, iniciou em 1978, a 20 de Novembro, a publicação do Jornal “Mundo Novo”, propriedade do Grupo de Jovens “Por Um Mundo Novo”, com redacção de Fernando Matos, José Augusto, Carlos Alberto, Paulo Correia e Felix Reis, e Grafismo de João Gabriel.

A televisão presenteava-nos com os seguintes programas: Domingo Desportivo; Festival RTP da Canção 1978; Telejornal; Teleteatro; TV Rural; o Concurso “A Visita da Cornélia” e as telenovelas: Gabriela e Escrava Isaura. Ficção científica: Espaço 1999 e Caminho das Estrelas. E a Abelha Maia.

Na Música

Os The Police lançaram o seu disco de estreia Outlandos d’Amour; Os Bee Gees ganharam disco de ouro pelas músicas “Stayin Alive”, “Night Fever”, “How Deep Is Your Love” e “More Than a Woman” e foram considerados o trio pop de sucesso dos anos 70 por ter 5 álbuns no top 10 das paradas de sucessos; Os ABBA lançaram o seu sexto álbum Voulez-Vous com sucessos como “I Have a Dream”, “Chiquitita”, “Gimme!Gimme!Gimme!”, entre outros. Foi formada a banda portuguesa de rock UHF por António Manuel Ribeiro, Carlos Peres, Renato Gomes e Américo Manuel.

No Cinema

Nós por cá Todos Bem, é um filme português, escrito e realizado por Fernando Lopes, no ano de 1978, que mistura actores profissionais com habitantes de uma pequena aldeia portuguesa, a Várzea dos Amarelos. Conta a história de uma pequena equipa de filmagens numa aldeia entretida com alguns dos aspectos do seu dia-a-dia.

Foi há 40 anos!…

 

 

Esta entrada foi publicada em Alqueidão. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s